01.01 – (03/07/2017) Como faço o cadastro de minha empresa de Tecnologia da Informação – TI para envio dos eventos do eSocial no ambiente de produção restrita?
Não é necessário cadastro prévio para envio dos eventos. A empresa de TI deverá seguir os procedimentos de envio descritos no Manual de Orientação do Desenvolvedor mais recente, disponível na área de Documentação Técnica.
01.02 – (ATUALIZADO EM 21/05/2018) Cliquei no link “Acesse Aqui” da página inicial do portal do eSocial, mas recebo uma mensagem informando que o sistema está disponível apenas para Pessoas Físicas.
O ambiente de produção restrita é um Webservice, ou seja, um ambiente de processamento que permite que as aplicações enviem e recebam dados por meio de arquivos XML (os eventos do eSocial). Não se trata de uma ferramenta com interface visual de navegação, nos moldes do eSocial Doméstico, mas um ambiente tecnológico destinado às aplicações desenvolvidas pelas empresas de TI – Tecnologia da Informação.
O link do Portal do eSocial referido na pergunta destina-se apenas ao acesso do Empregador Doméstico, que é sempre pessoa física, ou às empresas do primeiro grupo de obrigados ao eSocial, que terão acesso ao módulo Web Empresas, em produção.
01.03 – (03/07/2017) Cliquei no link exibido na tela do menu da produção restrita, mas o navegador exibe uma página e não consigo prosseguir para enviar os eventos. Como encontro a ferramenta de envio dos eventos para empresas?
O ambiente de produção restrita é um Webservice, ou seja, um ambiente de processamento que permite que as aplicações enviem e recebam dados por meio de arquivos XML (os eventos do eSocial). Não se trata de uma ferramenta com interface visual de navegação, nos moldes do eSocial Doméstico, mas um ambiente tecnológico destinado às aplicações desenvolvidas pelas empresas de TI – Tecnologia da Informação.
01.04 – (03/07/2017) A plataforma eSocial possui algum ambiente de contingência para suprir eventuais quedas do Webservice principal?
Será disponibilizada uma aplicação web de contingência para transmissão dos eventos, quando da entrada em produção do eSocial. Todavia, tal ferramenta não está disponível no ambiente de produção restrita. É importante ressaltar que problemas que impeçam o acesso do empregador ao Webservice não serão solucionados pelo sistema de contingência, uma vez que o sistema será destinado apenas a ajustes e consultas pontuais.
01.05 – (03/07/2017) A Tabela 10 do eSocial (Lotação Tributária) traz o código 24 para Empregador Doméstico. Será possível enviar eventos de empregador doméstico no ambiente de produção restrita?
Não. Na produção restrita, somente serão recebidos eventos de empregador pessoa jurídica.
01.06 – (20/07/2017) Tentando a conexão com o Webservice, o serviço retorna: “a solicitação falhou com status HTTP 400: Bad Request”. Por quê?
Acessos que retornam falhas de status HTTP 400 são por motivo de solicitação inválida. A solicitação não pôde ser entendida pelo servidor devido à sintaxe incorreta. O cliente não deve repetir a solicitação sem modificações. Deve ser utilizada exatamente a URL divulgada no portal do eSocial e no Manual de Orientação do Desenvolvedor.
Os motivos de falhas HTTP podem ser encontrados em sites de pesquisa, veja esta URL, por exemplo: https://support.microsoft.com/pt-br/help/943891/the-http-status-code-in-iis-7-0–iis-7-5–and-iis-8-0. Além disso, é importante verificar a seção “7.10. Certificação digital” do Manual de Orientação do Desenvolvedor, disponível na área de Documentação Técnica.
01.07 – (25/07/217) Como fica a empresa que possui duas software house diferentes, sendo que o registro permite apenas um cadastro?
A empresa deverá informar a software house que gerou o arquivo xml.
01.08 – (08/08/2017) Precisarei ter um programa de folha de pagamento ou poderei fazer tudo direto no site do esocial?
As empresas devem adquirir ou desenvolver seus programas de gestão de pessoal, aptos a transferir os arquivos de eventos por meio de Web Service. A gestão dos trabalhadores através do site do eSocial só é possível para o empregador doméstico.
01.09 – (11/10/2017) Quando será liberado o ambiente tpAmb = 3 – Produção restrita – dados fictícios?
O tpAmb=3 não está sendo utilizado e foi excluído na versão 2.4 do leiaute.
01.10 – (14/09/2017) Somos uma empresa tributada pelo Simples Nacional que pretende usar o ambiente de testes de produção simplificada, como previsto na legislação e gostaríamos de fazer testes para validar nossos dados. Entretanto, consta a informação de que não será possível fazer teste no ambiente WEB (gráfico), como o dos domésticos. Gostaria de saber se vamos ser prejudicados com essa medida, pois as empresas do Simples que não usam sistemas também precisam testar o eSocial antes do inicio.
As empresas do Simples terão à disposição futuramente (produção) um sistema em ambiente gráfico web, nos moldes dos empregados domésticos. Todavia, este sistema não está disponível para testes na produção restrita. Os testes na produção restrita podem ser realizados, por exemplo, utilizando os sistemas usados pelas empresas de contabilidade.
01.11 – (02/01/2018) Qual a data de início de obrigatoriedade do eSocial fixada para os testes no ambiente de produção restrita?
A partir da implementação da versão 2.3 do leiaute na produção restrita, a data de início de obrigatoriedade do eSocial foi fixada em 01/01/2016.
A partir da implementação do faseamento, que ocorreu em 20/12/2017, o ambiente de produção restrita passou a seguir as seguintes datas como início de obrigatoriedade:
08/01/2016 – Envio de Eventos de Tabela;
01/03/2016 – Envio de Eventos Não Periódicos;
01/05/2016 – Envio de Eventos Periódicos.
01.12 – (02/02/2018) Por sermos uma empresa internacional, todo o tráfego de internet é gerenciado em um proxy fora do Brasil. Sendo assim, quando a requisição de acesso volta para os servidores do eSocial no Brasil, faz uma requisição com um IP de outro país. Eu gostaria de saber se as URLs do eSocial possuem algum tipo de restrição por geolocalização, ou seja, restrição no caso do IP do servidor que acessará o Web Service ser de fora do país.
Não há nenhuma restrição por geolocalização. Os envios podem ser feitos a partir de servidores de qualquer parte do mundo.
01.13 – (09/02/2018) Como faço para limpar minha base na produção restrita?
As empresas poderão remover todos os eventos enviados ao ambiente de Produção Restrita, inclusive o evento S-1000. Esta funcionalidade é exclusiva para os testes neste ambiente e não está disponível na produção. Para tanto, a empresa deverá transmitir um evento S-1000 preenchido conforme abaixo:
- Tag nmRazao = RemoverEmpregadorDaBaseDeDadosDaProducaoRestrita
- Tag classTrib = 00
- tag tpAmb = 2 – Produção Restrita.
Será retornada a mensagem “1012 – Empregador {0} removido com sucesso da base de dados da Producao Restrita do eSocial”, onde {0} é o identificador do empregador.
01.99 – Erros relatados pelos usuários e corrigidos:
- (20/07/2017) Os links dos serviços de envio da página da produção restrita (https://spcdsrvv2431.spcddom0001.serpro/) não funcionam.
- (20/07/2017) Está gerando erro na comunicação com o host spcdsrvv2431.spcddom0001.serpro, na invocação do serviço.
- (20/07/2017) Ao obter o WSDL dos links disponibilizados no manual do desenvolvedor e referenciá-los no projeto, recebo o seguinte erro: “The document was understood, but it could not be processed. – The WSDL document contains links that could not be resolved.”